Skip to content

Teatro Independente de Oeiras

Alegoria da Caverna

Acolhimento M/16

Sinopse

Este é um projeto desenvolvido no âmbito da iniciativa PARTIS & Arts for Change, da Fundação Calouste Gulbenkian, com financiamento do BPI e da Fundação La Caixa, sob a batuta de Sofia de Portugal e promoção do Grupo TEMA.

O objetivo era construir um projeto de formação e investigação teatral que fomentasse diálogos entre as especificidades da cultura surda e da cultura ouvinte. Os resultados desejados eram a descoberta de novas metodologias teatrais, novas formas expressivas não convencionais, novos signos comunicantes que acrescentassem palavras, não apenas à dramaturgia portuguesa, mas também à identidade surda, o enriquecimento recíproco entre comunidades e o desbravar de um espaço criativo que esbatesse as fronteiras entre surdos e ouvintes, tanto no palco como na sociedade.

Deste projeto de formação e investigação teatral com atores surdos, que teve a duração de dois anos, surgiu um espetáculo original, que pretende falar da própria cultura surda.

Partindo de histórias autobiográficas, construímos uma narrativa que pretende ser uma janela entre o mundo ouvinte e o mundo surdo, promovendo encontros criativos entre as diferentes culturas. Chegou-se a um espaço teatral de partilha, onde a Língua Gestual Portuguesa e a Língua Portuguesa oralizada partilham o centro da ação. Ambas as Línguas dialogam e entram em conflito, de modo a gerarem novas ações teatrais, gerando novos elementos comunicantes que servem tanto a comunidade surda como a comunidade ouvinte.

A primeira grande vitória deste projeto, cujos objetivos passavam precisamente pela profissionalização do ator surdo ganhou forma e foi concretizada.

Duração e Classificação

60 minutos. Para maiores de 16.

Ficha Técnica

  • Direcção Artística, Encenação e Produção: Sofia de Portugal
  • Director Social e de LGP: Carlos Martins
  • Assistente Língua Gestual Portuguesa: Patrícia Carmo
  • Operação de luz e som: Afonso Rebelo
  • Assistência de encenação: David Medeiros
  • Assistente de produção: Cláudia Dias
  • Coreografia: Bruna Marçal António
  • Designer gráfico e registo de imagens: Aurélio Vasques

Elenco

Bruna Marçal António, Cláudia Dias, Carlos Martins, David Medeiros, Débora Pereira, Iruênia Oliveira, Paula Pimpão, Patrícia Carmo e Shuman Aryal

Bilheteira

  • Normal: 12€
  • Funcionários CMO/SIMAS/MP: 10€

Informações adicionais

Menores de 3 anos

A legislação portuguesa não permite que crianças menores de 3 anos assistam a espectáculos com a excepção única daqueles que são classificados Para Todos os Públicos. Os maiores de 3 anos podem assistir a todos os espectáculos desde que devidamente acompanhados de adulto responsável.

Condições da bilheteira

Reservas aceites através de chamada telefónica para 1820, até 72 horas antes do espectáculo.
Bilhetes à venda na Ticketline e lojas aderentes.

Todos os tipos de bilhetes (excepção promo CP e Prof do espectáculo) estarão à venda nos postos e plataforma Ticketline.

Reservas e informações 1820

De forma a evitar a compra online abusiva, os bilhetes com desconto adquiridos na TICKETLINE serão validados na entrada com pedido dos seguintes comprovativos:

Bilhete Newsletter apenas para subscritores da Newsletter TIO. Será sempre solicitado email recebido com a última NL enviada (papel ou telemóvel) e Cartão de Cidadão. Em caso de incumprimento será cobrada a diferença face ao bilhete normal.

Bilhete Voucher empresa será solicitado comprovativo de funcionário da empresa com protocolo e Cartão de Cidadão. Em caso de incumprimento será cobrada a diferença face ao bilhete normal.

Bilhete Flyer será solicitado flyer relativo ao espectáculo em cena. Em caso de incumprimento será cobrada a diferença face ao bilhete normal. O Bilhete Flyer está disponível apenas em produções seleccionadas.

Bilhete Promo CMO e Promo SIMAS será solicitado comprovativo de funcionário da entidade e Cartão de Cidadão. Em caso de incumprimento será cobrada a diferença face ao bilhete normal.

Bilhete Prof. do Espectáculo será solicitado comprovativo de currículo na área do espectáculo, se necessário. Bilhete disponível apenas no balcão da bilheteira.