Lourenço Henriques
Enveredou pelo teatro nos EUA, onde fez o ensino secundário. Prosseguiu a sua formação no Curso de Formação de Actores, da Universidade Moderna, complementando os estudos com vários seminários, onde trabalhou com António Pedro Vasconcelos, Assumpta Serna e Michael Margotta, entre outros.
Estreou-se profissionalmente no Teatro Independente de Oeiras (2000), onde continua a trabalhar regularmente. Passou pelo Teatro Aberto, em Peer Gynt, de Henrik Ibsen. Em 2014 fundou o Grupo TEMA – Teatro Mafra, dirigindo o colectivo até ao presente.
Em Televisão destacam-se Noite Inesquecível, Ninguém Como Tu, Floribella, Chiquititas, Lua Vermelha, Morangos com Açúcar, Os Nossos Dias, Massa Fresca, Terra Nova.
Em Cinema destacam-se 20’13, E o Tempo Passa e Quarta Divisão. Em 2018 participou na produção internacional Fátima, do realizador italiano Marco Pontecorvo.
Escreve para teatro desde 2005 e encena desde 2015.
Na escrita destacam-se as peças Eclipse Lunar, Procura-se Felicidade, Antes/Depois, Zé – Desventuras de um Homem Mediano, Quando a Tempestade Não Dorme. Destaca-se ainda a série Camilo o Presidente, exibida na SIC, protagonizada por Camilo de Oliveira.
Outras incursões pelas artes incluem a música e a realização, tendo trabalho publicado em ambas as frentes.
Lourenço Henriques estará à conversa com Carlos d’Almeida Ribeiro. Assista a esta partilha de experiências entre artistas ao vivo no Instagram do TIO, no dia 11 de Abril às 21h.