Patrícia Adão Marques
Co-fundadora do Grupo TEMA-Mafra e membro da Direção do Teatro Independente de Oeiras, onde iniciou o seu percurso como atriz em 1996, Patrícia Adão Marques é licenciada em Comunicação Empresarial, pela ESCS e fez a sua Formação Artística em 2001 /2002 na ACT – Escola de Atores, tendo prosseguido os seus estudos em ações promovidas por entidades como o Chapitô, Teatro dos Aloés, Produções Fictícias, etc., incluindo um curso de três meses no Michael Chekhov Acting Studio, em Nova Iorque.
Da sua experiência em teatro constam passagens pelo Teatro A Barraca, Companhia do Chapitô, Teatro Mário Viegas, Teatro Villaret e Teatro Independente de Oeiras. Trabalhou em mais de 40 produções e foi dirigida por Encenadores como Maria do Céu Guerra, Helder Costa, Gina Tocchetto, Rui Rebelo, Carlos Thiré, José Carlos Garcia, John Mowat, Rita Lello, Moncho Rodriguez, António Pires, Frederico Corado, Carlos d’Almeida Ribeiro, Lourenço Henriques, Durval Lucena, entre outros.
Conta ainda com vasta experiência em Teatro para a Infância, incluindo musicais, tendo trabalhado nesse âmbito, em casas como a Companhia do Chapitô, sob a batuta de Gina Tocchetto, Rui Rebelo, Zé Carlos Garcia e John Mowat, Teatro A Barraca, dirigida por Rita Lello e Maria do Céu Guerra e Teatro Independente de Oeiras, com direção de Carlos d’Almeida Ribeiro.
Em cinema participou em filmes como: Quarta Divisão, de Joaquim Leitão, A Corte do Norte, de João Botelho e Os Imortais, de António-Pedro Vasconcelos, entre outros.
Em televisão destaca a participação no elenco fixo da novela Ninguém Como Tu (TVI), colaboração com o Canal Q nas séries Inferno e Inimigo Público e participações em séries ou novelas, como Bem-vindos a Beirais, Ministério do Tempo ou DaMood.
A sua carreira conta ainda com diversos trabalhos de locução e dobragem desde 2003. Nesse capítulo sublinham-se títulos como As Crónicas de Nárnia (Disney e FOX), Big Hero 6 (Disney), One Piece (Netflix) e a muito popular série juvenil Violetta (Disney), dando voz à protagonista na versão portuguesa.
Do seu currículo constam ainda projetos de poesia, área de grande interesse da atriz, que tem um canal no Youtube com vídeos de poesia portuguesa recitados por si.
Enquanto Realizadora, conta já com dois prémios atribuídos a duas curta-metragens: Coquelux – A Vingança das Galinhas, que realizou em parceria com o amigo e colega André Nunes em 2004 e mais recentemente a curta A Adorável Dor de Nunca Te Ter, realizada e produzida em parceria com Nuno Figueiredo e que pode ser vista no seu canal de Youtube.
Em 2015 estreou-se como Encenadora com um musical infantil para o Grupo TEMA – Companhia de Teatro de Mafra.
Entre 2008 e 2012 desenvolveu ainda a sua faceta de Formadora em diversos cursos ou workshops, geralmente para as camadas mais jovens. Alguns exemplos são: Workshop de Teatro para Crianças na ACT; curso de Teatro na Oeiras International School ou aulas em Montalegre, no Teatro Independente de Oeiras, entre outros.
Entre 2021 e 2022 foi Produtora no Teatro Independente de Oeiras, a par da sua actividade como actriz e dobradora/locutora e actualmente é Assistente de Bordo na TAP Air Portugal (desde 2018).
Patrícia Adão Marques estará à conversa com Carlos d’Almeida Ribeiro. Assista a esta partilha de experiências entre artistas ao vivo no Instagram do TIO, no dia 21 de Dezembro às 21h.