Teatro Independente de Oeiras
32 Anos de Teatro
- 5 de Abril, 2022
Trinta e dois anos de caminhada pelos percursos difíceis da cultura e arte.
Chego aqui com o sentimento de dever cumprido mas com a consciência e vontade de fazer muito mais.
Sinto que tudo o que foi feito até hoje, é pouco quando comparado com o patamar onde nos posicionámos por mérito de todos os que contribuíram para este lugar no podium.
Sinto que atingimos uma maioridade de excelência concorrendo com as estruturas artísticas de maior prestígio e de produção deste país tão pequeno mas tão grande pela garra das suas gentes, dos seus artistas.
Vale a pena sermos gratos. Nunca é demais sermos humildes.
Enquanto director de uma casa artista ímpar e sem precedentes, uma casa de educação, de formação, de democratização da cultura e sobretudo de transformação, quero, expressamente, aproveitando o dia do 32º aniversário do TIO – Teatro Independente de Oeiras, agradecer ao Público, aos artistas, aos staff, à autarquia de Oeiras e aos patrocinadores e apoiantes, perante os quais me curvo.
Oeiras está de parabéns quando tem dirigentes políticos visionários e que compreendem que a cultura e a arte fazem parte de um património a preservar, acarinhar e desenvolver.
Oeiras está de parabéns porque soube investir naquela que viria a ser a estrutura artística de teatro mais relevante e que tirou Oeiras da periferia teatral.
Oeiras está de parabéns porque tem uma companhia de teatro que hoje comemora 32 anos de actividade contínua, com 76 produções apresentadas 4 prémios e quase meio milhão de espectadores.
Oeiras está de parabéns porque tem uma companhia de teatro que tem em cena 4 espectáculos em simultâneo e, este ano, vai fazer subir ao palco 12 produções.
Oeiras está de parabéns porque o TIO, desde 2016, atingiu a incrível média de 8 produções apresentadas por ano.
Oeiras está de parabéns porque o TIO colocou Oeiras na rota do interesse e apetência internacional pela nossa sala, tendo acolhido artistas premiados e de renome internacional, sendo cada vez mais a procura da nossa sala e da nossa estrutura para erguer pontes e projectos multiculturais, multidisciplinares e multinacionais.
Oeiras está de parabéns porque tem uma estrutura artística onde as pessoas contam e são valorizadas, onde se dá vez, lugar e apoio a jovens artistas emergentes.
Oeiras é uma Velha Vila que proporciona novas oportunidades transformadoras para novas vidas.
O TIO-Teatro Independente de Oeiras é o resultado de uma transformação ímpar e sem precedentes.
Feito por pessoas e para pessoas.
Obrigado e PARABÉNS TIO.
Carlos d’Almeida Ribeiro
Director do TIO