Skip to content

Teatro Independente de Oeiras

Programação

2023

Os Miaus

E se a história de “Os Maias” fosse contada através de um musical e todas as personagens fossem gatos? Pois foi esse o caminho escolhido para introduzir um dos maiores clássicos da literatura em língua portuguesa aos mais novos. É assim que os Maias se transformam nos Miaus.

Entre um jardim exuberante, de seu nome Ramalhete, e um baldio na zona de Chelas muitas aventuras, tristezas e alegrias vão-se sucedendo com muitos miaus à mistura. Um avô, uma gata de beleza ímpar, um Carlos de Miau e seus amigos e um… cofre que destruiu um Amor, revelando-o impossível, até no “reino” dos gatos. “Os Miaus” vão provar que a vida consegue ser sempre uma surpresa!

Bá Bum

Uma viagem pelo universo que começa numa história de adormecer. Dentro de uma tenda sob o céu estrelado o sono traz um sonho de planetas flutuantes, estrelas e cometas, numa correria pelo espaço que termina no planeta Terra, com as cores e as sensações das estações do ano.

Caim

“A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele.” José Saramago

Eva teve um sonho em que lhe apareceu uma serpente que disse: “Com que então o Senhor proibiu-vos de comerem do fruto de todas as árvores do jardim?” e Eva respondeu que não era verdade, que só não podiam comer do fruto da árvore que está no meio do paraíso e que morreriam, se tocassem nele… E como Eva achava que estar informada é melhor que ficar ignorante, foi à árvore, comeu do fruto e deu-o a Adão, que comeu também.

Diário de Pilar na Grécia

3ª Temporada

Diário de Pilar é uma comédia infanto-juvenil para toda a família, que revela histórias e curiosidades sobre o berço da civilização, a partir da óptica dos Deuses, valorizando a amizade, o companheirismo e a coragem.

Tem como propósito um novo olhar sobre o teatro para crianças. Com proposta artística baseada no encantamento, é oferecida ao público uma experiência sensorial e imagética. É um projecto que valoriza o encontro da família, e a oferta de arte de qualidade. Pretende-se valorizar a comunhão do teatro com a literatura, despertar o gosto pelo lúdico e potencializar a imaginação.

H2OÓ

No princípio era a água, era o embalo, o aconchego. Depois as brincadeiras, o chapinhar do banho, a magia das gotas, o som do mar, o frio nos pés ao tocarem as ondas. A água é o primeiro ninho do bebé, é maternal por natureza, um colo que ele reconhece ao primeiro suspiro. Os olhos fecham, o som adormece, os salpicos transformam-se em magia. O mundo dos sonhos está em estado líquido, puro e cristalino. H2óó vai acordar…

H2M1 Parte 5

Bernardo Sottomayor e Salvador Menéres Espírito Santo são amigos desde os tempos da creche e nem o secundário que os colocou em turmas diferentes conseguiu derrubar a amizade. Bernardo tornou-se engenheiro civil e teve dois filhos. Cedo se divorciou e nunca mais ninguém lhe conheceu amor duradouro. Já Salvador foi um advogado de sucesso, professor nas mais variadas universidades privadas e militante do PSD.

Um dia mais agitado e excitante fez com que Salvador morresse nos braços de Bernardo. A culpa terá sido do Sporting ou da Jerusalema?

Estará ele numa ilha paradisíaca a tourear a morte à espera de Bernardo? E se Bernardo é cúmplice da morte perfeita de Salvador? Chamemos, pois, Hercule Poirot, Miss Marple e o Inspetor Japp ou será melhor marcar uma consulta com o padre Marcelino Humberto Gama?

A última parte de H2M1 não trará à luz do dia o quarto segredo de Fátima, mas revelará ao Mundo o maior segredo da história da Humanidade.

Tu não pariste o meu destino

Jandira, uma mulher livre, porém uma mãe possessiva e castradora. Fez da vida do filho a sua própria vida, vive num conflito psicológico que se agrava com a possibilidade de “perder” o seu filho para sempre para a sua nova namorada.

Tudo se agrava com a chegada de Karina, que imediatamente percebe o jogo da sogra e começa a
jogar também. A partir daí, o embate psicológico é instalado e tudo pode acontecer.

Leo terá que ganhar forças para gerir a própria vida encarar os seus medos e suas vontades.

De forma cómica e por vezes dramática, assistimos ao desenrolar dessa história.

BAMBÁ, AQUÉ, FAZ-ME RIR!

Um espetáculo sobre poder, dinheiro, ambição e o séquito que acompanha a máquina que desequilibra a dinâmica de tudo isso. Nesse desequilíbrio, duas personagens farão um mergulho cômico-dramático-reflexivo sobre suas vidas, a partir de um questionamento: onde está minha ambição? Nessa atmosfera, numa estética afrofuturista e tecnológica, rir do pódio, também é um ato revolucionário.

 

Como ter uma vida quase normal

Ágil, inteligente e engraçado, o espectáculo narra a história de uma mulher moderna, que depois de passar por decepções amorosas, fracassos profissionais, experiências nada convencionais na vida virtual, permanece incansável tentando lidar e sobreviver com os seus dilemas contemporâneos (e que no fundo são os de todos nós).

Fim de semana sem filhos

Um casal como não existe outro em Portugal. Ele, João Avilez de Melo e Murtosa. Até aos 26 anos viveu a vida como um Fórmula um até se despistar e engravidar aquela que é hoje a sua mulher. Ela, Isabel Fonseca Mota Amaral de Castro d`Aires nunca apreciou velocidades, mas por vezes a vertigem da rapidez faz com que haja derrapagens. Casados há 16 anos têm 3 filhos. Um de 16, outro de 8 e a mais nova de 3.

João e Isabel combinaram fazer da noite de sexta-feira o início de um fim-de-semana de Amor. Mas nem sempre o que se combina e deseja tem correspondência na realidade… ao fim de 16 anos de casamento será que ainda se conhecem? Será que alguma vez se conheceram?