A Dança dos Amantes
Equipa artística

Carlos d'Almeida Ribeiro
Actor, encenador, cenógrafo e produtor executivo
Actor desde 1984 com formação artística promovida pela Fundação Gulbenkian e licenciado em Gestão Hoteleira.
Frequentou vários cursos e workshops dos quais destaca o trabalho desenvolvido com o Mestre Adolfo Gutkin. Em 1989 funda o TIO – Teatro Independente de Oeiras, do qual se torna director, encenador e actor residente.
Ao longo da sua carreira de 36 anos assinou espectáculos de reconhecido prestígio e êxito por parte da crítica e público dirigindo 73 produções. Conjuntamente com as encenações faz questão de assinar igualmente as cenografias dos espectáculos produzidos pelo TIO, do qual é também produtor executivo.
Em 1999 recebe o prémio de melhor actor do festival de teatro SMUP.
No ano de 2001 em representação da Companhia recebe a distinção de mérito Grau Prata da Câmara Municipal de Oeiras. A Junta de Freguesia de Oeiras distingue Carlos d’ Almeida Ribeiro como personalidade de relevo, prémio atribuído em 2006. Em 2008 é agraciado, pela autarquia de Oeiras, com a medalha de mérito Grau Ouro.
A 1 de Dezembro de 2012 é recebido, no Vaticano, em audiência privada pelo Papa Bento XVI em representação dos actores portugueses.
Dirigiu e contracenou, entre outros, com Daniela Ruah, Liliana Santos, Igor Sampaio, Rita Ribeiro, Maria Helena Matos Santana, Rita Frazão, Lourenço Henriques e Camilo de Oliveira.
Ao longo da sua carreira contam-se inúmeras participações em cinema, novelas, séries e anúncios destacando-se o co-protagonismo na série Camilo o Presidente da SIC e o filme Um Passo, Outro Passo e Depois de Manuel Mozos.
Tem vários espectáculos encomendados para assinalar efemérides, dos quais se destacam, Festival Internacional de Vídeo de Oeiras; 250 anos de Oeiras; Aniversário dos 80 anos dos SIMAS de Oeiras e Amadora e Aniversário dos 20 anos da cadeia de hotéis Real.
Desde sempre ligado ao exercício de dar aulas de teatro, em contexto escolar, leccionando, igualmente, cursos de teatro para empresas, particulares e para artistas.
Em janeiro e fevereiro de 2022, fazendo parte do elenco, gravou em S. Paulo, Brasil, para a HBO a série original, “Área de Serviço”.

Tiago Jorge Pires
Autor, coreógrafo e Actor em A Dança dos Amantes
Nasceu em 2000, é natural do Barreiro e licenciou-se na Escola Superior de Dança. Para além do ballet e da dança contemporânea, pratica danças de salão desde os 14 anos. Toca desde os 8 anos guitarra e piano.
Na dança, trabalhou com nomes como Ângelo Cid Neto, João Fernandes e Francisco Pedro. Também participou no projeto COMPOTA (direção artística de Paula Pinto), fazendo parte do elenco dos espetáculos multidisciplinares VITA e COMPOTA COM”VIDA”.
No Reino da Felicidade (texto de Pedro Almeida Ribeiro e encenação de Carlos d’Almeida Ribeiro) foi a sua estreia no teatro musical, em 2021.
Até à data, criou 2 videodanças (Pedras e A Tortura de Escolher) e 2 duetos de dança contemporânea (Silêncio e Foie).
Trabalhou com o grupo TEMA, em 2023, coreografando o musical infantil Sítio do Picapau Amarelo (texto e encenação de Lourenço Henriques). Também foi convidado para coreografar e atuar na Gala dos 30 anos do Teatro Independente de Oeiras.
Interpretou, escreveu, encenou, coreografou e compôs a música da peça A Tortura de Escolher, que esteve em cena no T.I.O., em maio de 2022.
Em 2024, fez parte do elenco de Mais Vale (Des)Esperar Sentado, uma comédia da sua autoria e encenação, que também esteve em cena no TIO.

Filipa Borges
Actriz em A Dança dos Amantes
Nasceu em 1998. É licenciada em Teatro, no ramo Atores, pela escola Superior de Teatro e Cinema. Dança ballet desde os 4 anos e dança contemporânea desde os 12.
Frequentou, de 2010 a 2017, o curso intensivo de verão de artes performativas organizado pela Lisbon Film Orchestra, tendo sido posteriormente convidada para fazer parte do coro d’O Sonho de uma Noite de Verão, que esteve em cena no Teatro Tivoli BBVA, em 2019.
Em 2021, fez parte do elenco do teatro musical infantil No Reino da Felicidade, de Pedro Almeida Ribeiro, com encenação de Carlos d’ Almeida Ribeiro. Em 2023, conta com a participação no grupo TEMA, interpretando em Popcorn – qualquer semelhança não é mera coincidência (texto de Jô Bilac e encenação de Lourenço Henriques e Maria Manuela Moog) e no Sítio do Picapau Amarelo (texto e encenação de Lourenço Henriques).
Em 2024, participou noutro musical infantil do TEMA denominado O Regresso de Peter Pan (texto e encenação de Lourenço Henriques).
Em maio de 2022, esteve em cena no Teatro Independente de Oeiras a peça A Tortura de Escolher, a qual encenou, cenografou, interpretou e realizou a sonoplastia.
Em 2024, encenou e interpretou na comédia Mais Vale (Des)Esperar Sentado, que esteve em cena entre junho e julho, também no T.I.O.