Ulysses na Lusitânia
Equipa artística

Carlos d'Almeida Ribeiro
Actor, encenador, cenógrafo e produtor executivo
Actor desde 1984 com formação artística promovida pela Fundação Gulbenkian e licenciado em Gestão Hoteleira. Frequentou vários cursos e workshops dos quais destaca o trabalho desenvolvido com o Mestre Adolfo Gutkin. Em 1989 funda o TIO – Teatro Independente de Oeiras, do qual se torna director, encenador e actor residente. Ao longo da sua carreira de 36 anos assinou espectáculos de reconhecido prestígio e êxito por parte da crítica e público dirigindo 73 produções. Conjuntamente com as encenações faz questão de assinar igualmente as cenografias dos espectáculos produzidos pelo TIO, do qual é também produtor executivo.
Em 1999 recebe o prémio de melhor actor do festival de teatro SMUP. No ano de 2001 em representação da Companhia recebe a distinção de mérito Grau Prata da Câmara Municipal de Oeiras. A Junta de Freguesia de Oeiras distingue Carlos d’ Almeida Ribeiro como personalidade de relevo, prémio atribuído em 2006. Em 2008 é agraciado, pela autarquia de Oeiras, com a medalha de mérito Grau Ouro. A 1 de Dezembro de 2012 é recebido, no Vaticano, em audiência privada pelo Papa Bento XVI em representação dos actores portugueses.
Dirigiu e contracenou, entre outros, com Daniela Ruah, Liliana Santos, Igor Sampaio, Rita Ribeiro, Maria Helena Matos Santana, Rita Frazão, Lourenço Henriques e Camilo de Oliveira. Ao longo da sua carreira contam-se inúmeras participações em cinema, novelas, séries e anúncios destacando-se o co-protagonismo na série Camilo o Presidente da SIC e o filme Um Passo, Outro Passo e Depois de Manuel Mozos.
Tem vários espectáculos encomendados para assinalar efemérides, dos quais se destacam, Festival Internacional de Vídeo de Oeiras; 250 anos de Oeiras; Aniversário dos 80 anos dos SIMAS de Oeiras e Amadora e Aniversário dos 20 anos da cadeia de hotéis Real. Desde sempre ligado ao exercício de dar aulas de teatro, em contexto escolar, leccionando, igualmente, cursos de teatro para empresas, particulares e para artistas.
Em janeiro e fevereiro de 2022, fazendo parte do elenco, gravou em S. Paulo, Brasil, para a HBO a série original, “Área de Serviço”.

Carlos Pereira
Autor e actor em Ulysses na Lusitânia
Nasce em 1976 em Lisboa.
Desde o ano 2000 que trabalha como ator profissional. Já trabalhou com Companhias de Teatro como o Teatro Nacional DMII, Companhia Teatral do Chiado, Casa da Comédia, ESTE Estação Teatral, Teatro Meridional, Teatro dos Aloés, CTA Companhia de Teatro de Almada, ACTA A Companhia de teatro do Algarve, Cegada Grupo de Teatro, TEF Teatro Estúdio Fonte nova, A Companhia do Chapitô e o Teatro Independente de Oeiras.
Especializou-se em Commedia dell’Arte e na Técnica da Máscara através de vários espetáculos e cursos.
Além de Portugal, já apresentou espetáculos em Espanha, França, Alemanha, Polónia, Itália, Luxemburgo e Brasil através de digressões e coproducões.
É especializado em Esgrima Artística na vertente de Luta Cénica e leciona esta disciplina na ACT Escola de Actores. Medalhado, representando Portugal, com três de bronze e uma de prata, nas vertentes troupe e duelo respetivamente, em Campeonatos do Mundo de Esgrima Artística em França e Portugal.
Na vertente musical tem experiência em Bateria e Percussão e já fez parte de duas bandas musicais.

Beatriz Cadete
Actriz em Ulysses na Lusitânia
Nascida em 1996, o percurso artístico de Beatriz Cadete inclui Teatro, Teatro Musical, Cinema e canto acappella.
Em 2016 conclui o curso de Teatro Musical e em 2018 a licenciatura em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). No âmbito escolar, integrou o elenco de peças de Shakespeare, Brecht e Tchekhov e de musicais como Chicago, Sister Act – do Cabaret para o Convento e Hairspray.
Em 2017 estreia-se profissionalmente com uma peça musicada sobre os Descobrimentos Portugueses, baseada num texto de Manuel Alegre. Desde então, já integrou o elenco de diversos espetáculos como 25 de Abril – O Musical, Cinderela, Feiticeiro de Oz, Os Miaus e Bela Adormecida, os dois últimos como protagonista.
Estreia-se em Cinema como protagonista do filme Escobar, realizado por Heloísa Machado e co-produzido pela ESTC e o CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação), o filme está neste momento a concorrer a festivais.
Enquanto cantora lançou dois CD’s, um como parte integrante da banda acappella Spell Choir e outro como parte do projeto infantil Rosebonbon, ambos pela Sony Music Portugal.
A dedicação às diferentes vertentes artísticas, permitiu-lhe viajar pelo país e pela Europa em diferentes digressões explorando variadas temáticas.

Rodrigo Balseiro
Actor, em Ulysses na Lusitânia
Começou aos 11 anos de idade no musical de Filipe La Feria – “Peter Pan”.
Frequentou o curso de Artes do Espectáculo – Interpretação, na Escola Profissional de Imagem, onde teve oportunidade de fazer parte de vários projetos diferenciados na área.
Em 2023 termina o curso profissional de actores da Act – Escola Profissional de Actores, onde participou no projecto École des Maîtres 2021 em parceria com o Teatro Nacional D. Maria II.
Em 2024 integra o elenco de 25 de abril – O Musical – Abril MUDANÇAS 1000, do Teatro Independente de Oeiras.

Gonçalo Ramalho
Actor, em Ulysses na Lusitânia
Fez o curso de Formação de Actores da In Impetus.
Trabalhou com Tiago Vieira, Hugo Vasconcelos, Mónica Calle, Samuel MacDowell e, em simbiose com Sofia Miguel Castro, fez várias performances e tem vários projectos. Foi figurante na ópera “Il Trovatore”, exibindo os seus dotes na esgrima artística. Faz feiras medievais, como actor e também faz demonstrações de armas. A sua relação com a câmara passa por “Pas de Quois” de Paulo Filipe Monteiro), “Malmequer” realizada por Pedro Mira, “Manga D’Terra”, realizado por Basil da Cunha, entre outros.

Lucas Casanova
Actor, em Ulysses na Lusitânia
Nasce em Zaragoza em 1994.
Ator licenciado em interpretação pela RESAD. Trabalha como ator coadjuvante em Amar es Para Sempre (Atresmedia y Diagonal Televisión). Começa a sua carreira estudando música no Conservatorio Profesional de Música de Zaragoza (2006/2016) na especialidade de Instrumentos de Púa com o Maestro Jorge Casanova. Inicia os seus estudos teatrais na Escuela Municipal de Zaragoza em 2013 e em 2016 ingressa na RESAD no curso de Interpretação Textual.
Em Teatro destacam-se os seus papéis como protagonista em obras como Destino de Una Mujer que iba para Casada de Lope de Vega dirigida por Laura Garmo, Non son todos Ruiseñores, con dirección de Frank Weber (2022) e Tendrás Notícias Pronto, criação coletiva com a Companhia El Baldío Teatro (Buenos Aires, 2022); El Tiempo de un Café com direção de Alberto Castrillo-Ferrer (2020-atualmente), Ultimos Remordimientos antes del Olvido, direção de Maria G. Simón (2020); Macbeth, direção de Yayo Cáceres (2019).
Especialista em ação e Esgrima Histórica com os Lobos Negros Espetáculos (2013- atualidade) com digressões por toda a Europa desde 2013: Finale Ligure (Itália), Biot (França), Feira Romana de Braga (Portugal) entre outros. Destaca-se o Campeonatode Esgrima Histórica (França 2021). Além disso, é Coreografo de Movimento e Luta Cénica em espetáculos como Macbeth, de Yayo Cáceres. Foi finalista na última promoção da JCNTC, dirigida por Lluís Homar.

Diana Mateus
Actriz, em Ulysses na Lusitânia
Nasce em 1985. Começa pelo órgão e o coro da sua igreja dos 12 aos 18, e esteve 2 anos no Conservatório Regional de Setúbal no instrumento de piano, formação musical e coro. Posteriormente dedica-se à aprendizagem de vários instrumentos de percussão, guitarra e flauta. Inicia-se como compositora em 2011, tendo já várias canções compostas de sua autoria e foi cantora na banda Madcats, em duetos e vários projetos também no âmbito internacional.
Teve aulas de canto com Tiago Valentim e Francisco Brazão, e aulas de Teatro de Improvisação sob a direção de Nuno Góis, integrando a companhia Dezanimados. Fez parte também da Companhia de Teatro e Recriação Histórica Almanach, como atriz e bailarina, atuando em vários espetáculos pelo país fora, assim como em Itália.
Em 2007 inicia os seus estudos na Dança Oriental, especializando-se em Escola Clássica Egípcia, estudando principalmente com a bailarina, professora e coreógrafa Denise de Carvalho e integrando as suas companhias de Dança Mirsalah e Cia. Samirah. Complementou também a sua formação como bailarina estudando Ballet, Dança Contemporânea, Dança Africana da Guiné Conackry, Salsa, Bachata, Kizomba e Tango. Atuou em diversos palcos nacionais, feiras medievais com músicos ao vivo e em 2019 integrou o Festival Egipto em Barcelona de Munique Neith. Continua atualmente os seus estudos de dança com Cris Aysel, na vertente de Ballet, Dança Oriental e Indie Fusion, e Zouk Brasileiro com Lukas & Thayná.
Iniciou-se em Esgrima Artística com Carlos Pereira em 2023 e tem aulas com o ator e Mestre de Armas Tiago da Cruz.
Contemporaneamente prossegue os seus estudos em Voz, Comunicação e Canto pela mão de Luís Madureira na escola de atores ACT e de Teatro com Carlos Pereira.