Skip to content

Teatro Independente de Oeiras

Arte Sem Fronteiras

Conversas ao vivo no Instagram

Sobre o projecto

O Arte Sem Fronteiras é um espaço de entrevistas a diversos artistas nacionais e internacionais. Porque a Arte… não tem Fronteiras!

Não perca as conversas do Arte Sem Fronteiras. Siga o Teatro Independente de Oeiras no Instagram e receba uma notificação quando formos para o ar.

Próxima Live

A anunciar.

Paulo Matos

Paulo Matos, nascido em 1960, é licenciado em Formação de Actor/Encenador pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e em Estudos Teatrais pela Universidade Sorbonne Paris III.

É também pós-graduado em Gestão das Artes pelo INA / CCB, em Encenação de Ópera pela Fundação Calouste Gulbenkian e doutorando em Artes Performativas pela Universidade de Lisboa.

Viveu vários anos em Paris onde fez Licence e Maîtrise, concluiu a Escola de Teatro Jacques Lecoq e estagiou com importantes personalidades do teatro como Ariane Mnouchkine, Lluis Pasqual, Giorgio Strehler, Peter Brook, Nola Rae, ou Philippe Hottier, entre outros.

Tem uma longa e reconhecida carreira de Ator, tanto no teatro, com a maioria das companhias e encenadores de Lisboa, como no audiovisual onde participou em inúmeras séries, filmes e novelas.
Possui um importante curriculum como Encenador, quer sobre textos de grandes dramaturgos como Alfred de Musset, Jorge de Sena, Ulrich Plenzdorf, David Mamet, Terry Johnson, Tchékhov, Shakespeare ou Carl Djerassi, quer sobre óperas dos mais variados períodos e compositores como Haendel, Mozart, Marcos Portugal, Humperdinck, Menotti, Barber ou António Teixeira.

É autor, co-autor ou adaptador de grande parte dos textos e libretos que tem encenado.
Tem sido Promotor e Gestor de boa parte dos seus projetos pessoais, bem como em variados projetos institucionais de cultura, e é regularmente convidado como Professor de Teatro em inúmeros cursos e instituições dos quais se poderão destacar algumas escolas integradas no projeto Escola Cultural, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Leiria, a Escola Superior Música de Lisboa ou a Escola Superior de Teatro e Cinema.

É cofundador e dirigente de diversas associações, empresas e ONGs nas áreas da animação cultural e da solidariedade social, que considera como uma das áreas de relevo da sua cidadania ativa, das quais podemos destacar “Karingana wa Karingana” Cooperação com a Lusofonia, SOS Voz Amiga, Liga Portuguesa Direitos Humanos, entre várias.

Paulo Matos estará à conversa com Carlos d’Almeida Ribeiro. Assista a esta partilha de experiências entre artistas ao vivo no Instagram do TIO, no dia 8 de Maio às 21h.

Em breve

8 de Maio

Paulo Matos será o próximo convidado do Arte Sem Fronteiras.

Sobre o Arte Sem Fronteiras

O Arte Sem Fronteiras é um projecto que visa promover conversas descontraídas entre artistas. Actores, produtores, realizadores e escritores estarão à conversa com Carlos d’Almeida Ribeiro, partilhando experiências e desafios que superaram ao longo da carreira.

Este projecto é o sucessor do Palco Sem Fronteiras. Pode aceder ao mini-site clicando aqui.