Skip to content

Teatro Independente de Oeiras

Arquivo

2022

Bá Bum

Uma viagem pelo universo que começa numa história de adormecer. Dentro de uma tenda sob o céu estrelado, o sono traz um sonho de planetas flutuantes, estrelas e cometas, numa correria pelo espaço que termina no planeta Terra, com as cores e as sensações das estações do ano. Um espectáculo mágico, doce e colorido, que vai estimular os sentidos do seu bebé.

Alegoria da Caverna

Partindo de histórias autobiográficas, construímos uma narrativa que pretende ser uma janela entre o mundo ouvinte e o mundo surdo, promovendo encontros criativos entre as diferentes culturas. Chegou-se a um espaço teatral de partilha, onde a Língua Gestual Portuguesa e a Língua Portuguesa oralizada partilham o centro da ação. Ambas as Línguas dialogam e entram em conflito, de modo a gerarem novas ações teatrais, gerando novos elementos comunicantes que servem tanto a comunidade surda como a comunidade ouvinte.

Este é um projeto desenvolvido no âmbito da iniciativa PARTIS & Arts for Change, da Fundação Calouste Gulbenkian, com financiamento do BPI e da Fundação La Caixa, sob a batuta de Sofia de Portugal e promoção do Grupo TEMA.

Doutor Finanças e a Bata Mágica

Foi numa bela tarde de Primavera que os irmãos Miguel e João foram ver o magnífico circo da Aldeia da Prosperidade, mas algo de inesperado aconteceu no espectáculo do Palhaço Altamente que colocou os irmãos numa verdadeira aventura.

Para conseguirem cumprir a sua missão com sucesso, vão ter de aprender a poupar. Não vão estar sozinhos nesta aventura. Vão contar com a ajuda de uma bata mágica e de um bichinho especial que nela vive.

Tertúlias Marginais

Esoterismo: Olhar sobre as ciências intangíveis

O debate de ideias continua no Teatro Independente de Oeiras em mais uma edição das Tertúlias Marginais. “Olhar sobre as ciências intangíveis”, sobre esoterismo, contará com a presença de:

  • Manuel J. Gandra (filósofo, investigador)
  • Vera Xavier (taróloga, master life coach)
  • Cristina Leal (terapeuta transpessoal, escritora)
  • Vera Luz (terapeuta holística, escritora)

O encontro conta com a moderação de Carlos d’Almeida Ribeiro, e irá debruçar-se sobre astrologia, tarot, numerologia, hipnoterapia e terapias variadas.

Doutor Finanças e a Bata Mágica na praia

Oeiras Traz TIO Sobre Rodas

O projeto OTT – Oeiras Traz TIO Sobre Rodas, leva o Doutor Finanças à Praia. O Bichinho da Poupança e o personagem Miguel vão contar uma história nas bibliotecas de praia.

Será oferecido um pequeno livrinho de exercícios referentes ao tema da peça: literacia financeira. Esta ação visa despertar nas crianças e suas famílias o aprender a escolher onde gastar o nosso dinheiro. A história é para os mais pequenos, a lição é para todos!

Para crianças e suas famílias!

Tertúlias Marginais

As Religiões. Regra de Ouro: poderão trabalhar em conjunto?

O debate de ideias regressa ao TIO numa nova edição das Tertúlias Marginais. O tema escolhido, “As Religiões. Regra de Ouro: poderão trabalhar em conjunto?”, contará com a presença de:

  • Sheik David Munir (Comunidade Islâmica de Lisboa)
  • Rabino Ruben Suiza (Comunidade Israelita de Lisboa)
  • Membro da Igreja Católica Cristã (a confirmar)
  • Kadam António Santos (Templo Kadampa)
  • Joaquim Moreira (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias)

Este encontro conta com a moderação de Carlos d’Almeida Ribeiro, e irá debruçar-se sobre o poder transformador das religiões, o que as une e afasta, o papel que assumem face a grandes flagelos (catástrofes, guerras, fome e miséria), novas realidades e êxodo de fiéis.

A Casinha de Chocolate

Inspirada no conto de Hänsel und Gretel dos Irmãos Grimm. A Casinha de Chocolate é uma produção muito animada quer para o público infantil como juvenil.

Este espectáculo conta-nos a história de dois irmãos que, ao perderem-se na floresta, são aliciados por uma bruxa que os prende numa casa cheia de chocolate e guloseimas. Será que eles vão conseguir escapar?

Música, dança, brilho e emoção serão a chave para este excelente espectáculo musical que irá encantar crianças e adultos!

A Tortura de Escolher

Não é fácil tomar decisões.
 
Tudo o que nos obriga a escolher coloca-nos sob algum tipo de pressão. Tentamos prever cada cenário e explorá-lo ao máximo na nossa cabeça. Negamos todo um universo e, no fim, espera-se que nos contentemos com o que sobrou: um grão de areia que, duvidosamente, escolhemos, por nos parecer o mais correto no momento.
 
E se não for?
 
O medo de errar assombra-nos como o monstro no armário do nosso quarto. A ansiedade e a angústia são catastróficas. As decisões perseguem-nos. São um peso do qual não nos conseguimos livrar.

A Fada dos Dentes

“A Fada dos Dentes” é um musical direccionado ao público infantil que visa ensinar aos mais novos os cuidados que temos de ter com a nossa higiene oral e como nos devemos proteger do Dr. Cárie!

Joaninha Dentinho, uma das Fadas do Reino dos Dentes, mostra às crianças como são planeadas as missões de troca dos dentes de leite saudáveis por estrelas de desejos. Será que tudo é perfeito dentro do painel de controlo?

Vem descobrir e aprender a magia de sonhar junto das fadas mais desastradas de sempre! Música, dança, brilho e emoção serão a chave para este excelente espectáculo musical que irá encantar crianças e adultos!

Antivírus

Uma história de uma Mágica que não é Mágica. Ups, desculpem, afinal é Mágica. Na companhia de um grande amigo juntam forças e começam o combate contra um vírus que não os deixa viver a vida tal como eles gostam. Será que vão conseguir?

Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. Um espectáculo que fala sobre perseverança, coragem e alegria, não esquecendo que o maior propósito na vida é a Felicidade.

Aqui Há Fantasmas

Um cientista, o Professor Hermes procura descobrir a origem do medo, e decide levar a efeito experiência que anda a preparar há muito tempo: testar a pílula da coragem. Com o conluio do chefe da polícia Pais Neto, escolhe um pobre diabo, o Chichas, para cobaia, e promete-lhe 1.500 euros em troca de ele passar a noite numa casa senhorial que consta estar assombrada.

A proprietária da casa em questão fixou-se em Londres, deixando um procurador como seu representante para a venda do imóvel.

A história inventada pelo procurador de que a casa está “mal ensombrada”, leva este à expectativa de um negócio onde ganhará quinhentos mil euros, sem que a proprietária saiba.

Para a realização da experiência, o Professor Hermes contrata uma enfermeira e tem a ajuda do seu discípulo e seguidor que se disfarça de fantasma para assustar o Chichas e testar a pilula contra o medo. Só que há outros fantasmas lá em casa…

Marcadores com História

Esta exposição é uma pequena mostra de uma coleção composta por cerca de 60.000 marcadores de livros vindos de várias partes do mundo divididos e catalogados por temáticas que pretendem proporcionar ao visitante uma viagem intercultural.

Dias 12 de Fevereiro e 12 de Março, às 11h, Guida Bruno estará também presente com o seu outro projecto Mala d’Estórias, um momento único em que os pequeninos se encantam e os graúdos se sentem.

Diário de Pilar na Grécia

Pilar é uma menina muito esperta e bem-humorada que mora com a sua mãe e o seu avô Pedro. Nunca conheceu o seu pai porque desapareceu “misteriosamente” antes dela nascer. Um dia o seu avô parte para uma viagem rumo à Grécia e ela resolve viajar também, até que recebe a notícia de que o seu avô já não voltará de lá.

Inconformada e decidida, Pilar encontra um presente deixado pelo seu avô: uma rede mágica que pode levá-la a qualquer lugar que desejar. Juntamente com o seu gato Samba e o seu grande amigo Breno, Pilar embarca em busca do seu avô e descobre alguns dos maiores mistérios da vida e o fascinante mundo da mitologia grega, repleto de deuses e heróis.

Diário de Pilar é uma comédia infanto-juvenil para toda a família, que revela histórias e curiosidades sobre o berço da civilização, a partir da óptica dos Deuses, valorizando a amizade, o companheirismo e a coragem.

Tem como propósito um novo olhar sobre o teatro para crianças. Com proposta artística baseada no encantamento, é oferecida ao público uma experiência sensorial e imagética. É um projecto que valoriza o encontro da família, e a oferta de arte de qualidade. Pretende-se valorizar a comunhão do teatro com a literatura, despertar o gosto pelo lúdico e potencializar a imaginação.

Dois Dedos de Poesia

"Poesia no Feminino"

Esta é já a quarta edição dos ciclos de Dois Dedos de Poesia. Uma iniciativa que o Grupo TEMA – Teatro Mafra tem vindo a apresentar anualmente, desde 2018

A edição deste ano é dedicada às mulheres, recorrendo para isso à obra escrita de algumas das mais notáveis autoras da poesia de língua portuguesa.

De caminho, a companhia aproveita para se focar no trajecto e nos direitos das mulheres ao longo dos séculos.

Juntando poesia, música e contexto histórico e social, “Dois Dedos de Poesia – Poesia no Feminino” promete ser um espectáculo belo, carregado de significado e energia.

No Reino da Felicidade

Há muito, muito tempo no Reino da Felicidade o Rei Anastácio III, a Rainha Felicidade II e a Princesa Alina tudo faziam para manter o seu povo feliz. No Reino vizinho imperava a inveja e a infelicidade e a desordem era tal que já ninguém sabia como o Reino se chamava.

Esse Reino era governado pela Rainha Josefina, viúva de um Rei que se dizia ter morrido sem nunca se ter feito funeral. Um dia sem se saber porquê a Rainha Felicidade II adoece e… morre! Como ninguém sabia ser infeliz, o Ministro do Reino convenceu o Rei Anastácio III a convidar a Rainha Josefina e sua filha, a Princesa Gertrudes, para virem ensinar todo o povo a ficar infeliz pela morte da Rainha Felicidade II.

Mas um rapazito, o moço da estrebaria, sem querer ouve o que não devia e tudo vai contar à Princesa Alina. Os dois percebem que não há coincidências e que nem tudo o que parece é, e assim desmontam uma tramóia tremenda liderada pelo Ministro do Reino e pela Rainha Josefina, salvando o Reino da Felicidade e trazendo de volta quem julgavam ter morrido!

E assim chegou ao fim a história de um Reino onde tudo era quase sempre feliz e que vos fique bem na memória que nem sempre se é aquilo que se diz. Ah e não se esqueçam que não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe!