Ângela Marques
Curso de Interpretação da Seiva Trupe (1989), Licenciatura em Filosofia (2003), Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes (2010) na FLUP, Título de Especialista em Teatro – Interpretação no IPP (2014).
Actriz profissional desde 1989 (Seiva Trupe, Teatro Experimental do Porto, Teatro Art’Imagem, Panmixia, Teatro do Bolhão, Assédio, Astro Fingido, entre outros). Dobradora de desenhos animados e imagem real desde 1992. Docente na Licenciatura e no Mestrado em Teatro da ESMAE entre 2011/2021. Integrou a novela Morangos com Açúcar VI e participou nos filmes O Princípio da Incerteza de Manoel de Oliveira, Tebas, Ornamento e Crime, Surdina e A pedra espera dar flor de Rodrigo Areias, Encontradouro de Afonso Pimentel, Os dias da casa azul de Cláudia Clemente, O último banho de David Bonneville e Maria de Dornaz Hajiha e Mário Macedo para a Quinzena dos Realizadores, em Cannes.
Co-dirige a Associação Cultural Astro Fingido.
Fernando Moreira
Encenador, Actor, Dramaturgo, Professor e Artista Plástico. É co-fundador, com Angela Marques, da Astro Fingido, Associação Cultural. Trabalhou nos últimos 30 anos em diversas companhias de teatro, nomeadamente: Teatro Nacional São João, Teatro Nacional D. Maria ll, Teatro Experimental do Porto, Seiva Trupe, Teatro Artimagem, Jangada Teatro, Visões Úteis, Panmixia, Culturgest, Teatro Acadêmico Gil Vicente, entre outras.
Realizou a 1a oficina de escrita do Dramat — Centro de Dramaturgias Contemporâneas/Teatro Nacional São João, orientado por António Mercado. Curso de Formação Teatral Seiva Trupe, orientado por Cláudio Lucchesi, director da E.A.D., Escola de Arte Dramática de São Paulo.
Trabalhou com os encenadores Ricardo Pais, Nuno Carinhas, Rogério de Carvalho, José Carretas, Nuno Cardoso, Giorgio Barbieri Corsetti, Júlio Castronuovo, Manuel Sardinha, Nuno M Cardoso, António Feio, Carlos Pimenta, Paulo Castro, Nino Mangano, Norberto Barroca, Hélder Costa, Júlio Cardoso, Mónica Calle, Visões Úteis, entre outros.
Interpretou peças de William Shakespeare, Gil Vicente, Lars Nóren, Samuel Beckett, Anton Tchekov, Rainer Werner Fassbinder, Luigi Pirandello, Edward Bond, Carlo Goldoni, Pierre Corneille, Martin Mcdonagh, Thomas Bernard, Jacinto Lucas Pires, Vassili Sigarev, José Carretas, Bertold Brecht, entre outros.
Escreveu peças como Mulheres-Móveis, O Grande Cortejo, A Torre dos Alcoforados, O Português Voador, A.V.C., O Mistério da Visita, Nunca Mais, Aqui Ninguém Perde A Cabeça Por Um Braço, O Homem Sem Cara, Arte da Guerra, Galafura Médio Trinco, A Porta Aberta, Fisico Ctuímica, O Quarto de Van Gogh, No Tempo do Okapi, Carrega a Cruz e Dispara, entre outras.
Sobre a Astro Fingido
A Astro Fingido é uma associação cultural sem fins lucrativos com actividade continuada desde 2008. As suas produções partem da realidade circundante para a construção de espectáculos de teatro cujas dramaturgias traduzem a actualidade. A actividade artística abrange também a formação, com oficinas de teatro e artes plásticas, bem como de Filosofia com Crianças, aliando a arte e o pensamento crítico para a construção de uma cidadania plena.
É membro da Performart e da Plateia.
Entidade apoiada pela DGArtes/MC no biénio 2021/22, a Astro Fingido foi também responsável pela concepção e coordenação do MAPPA21, programação que decorreu de junho a outubro de 2021, em várias localidades do município de Paredes, sempre ao ar livre, dando relevância ao património material e imaterial do concelho. Foi ainda a entidade escolhida pela Câmara Municipal de Paredes, através de Consulta Prévia (Aviso NORTE-14-2019-16), como responsável pela programação da 1ª edição do FAMP – Festival de Artes em Madeira de Paredes em 2022.
Ângela Marques e Fernando Moreira estarão à conversa com Carlos d’Almeida Ribeiro. Assista a esta partilha de experiências entre artistas ao vivo no Instagram do TIO, no dia 9 de Maio às 21h.