José Pedro Bettencourt
Nascido em Santo Antão, Cabo Verde, a 10 de Junho de 1963. Licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa (Portugal). Militar na situação de reforma. Advogado.
Teve os primeiros contactos com o teatro nos Salesianos em São Vicente. Participou no filme “Os flagelados do vento leste” como actor, onde dá corpo ao personagem Saltapedra. Em Portugal trabalhou como técnico de som em espectáculos – live durante mais de quatro anos.
Participou em todas as peças em cartaz no Teatro Aberto (Praça de Espanha – Lisboa), como operador de som, de Setembro de 1996 a Março de 1998, onde integrou o elenco da peça “Fernando Krapp escreveu-me esta carta”. Tem colaborado como técnico de som em muitos espectáculos, participa regularmente Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact e participou noutros festivais, como o Festlip, no VIII Circuito de Teatro em Língua Portuguesa, Fazer a Festa, Teatrau – Mostra de teatro dos países de língua portuguesa, em Macau e em diversas edições do SalEnCena (Festival Nacional de Teatro, na ilha do Sal).
Fez o Curso de Iniciação Teatral – Centro Cultural Português do Mindelo e várias outras formações com profissionais da área, quer cabo-verdianos, quer estrangeiros. Participou em várias peças como actor, de entre as quais “Somos todos Ubu” no âmbito da K Cena 2017, “Lisístrata ou a Greve do Sexo” e “Romeu ma Julieta, uma tragédia crioula”. Foi dirigido por João Lourenço (Teatro Aberto – Lisboa), João Paulo Brito (Sikinada), Chica Carelli (Teatro Vila Velha – Bahia), Fabiano Moniz (Grupo Caixa Preta de Teatro – São PAULO) e João Branco (Mindelact.
Protagonista da curta metragem “Ninguém”, realizado por Abel Monteiro , participou ainda na curta metragem “Anjo, o sangue e a obra”, de Helder Doca selecionada para a 10ª edição do Cabo Verde International Film Festival (CVIFF) e “12 Voltas” de Flávia Gusmão e João Paradela, coproduzido pela OII, Éden Produções, Osga Filmes e TCV, “A Herança”, produzida pela Osga Filmes.
José Pedro Bettencourt estará à conversa com Carlos d’Almeida Ribeiro. Assista a esta partilha de experiências entre artistas ao vivo no Instagram do TIO, no dia 18 de Abril às 21h.