Skip to content

Teatro Independente de Oeiras

Miriam Freeland

Miriam Freeland estreou-se profissionalmente aos 15 anos. A sua formação foi no tradicional Teatro O Tablado/RJ e é graduada em História da Arte pela UERJ e em Artes Cênicas pela CAL.

Como actriz se destacam os seguintes trabalhos: “Diário de Pilar na Grécia” de Flávia Lins e Silva; “Casa de Bonecas” versão de Daniel Veronese; “Tomo suas mãos nas minhas”, de Carol Rocamora, encenação Leila Hipólito; “Espia uma mulher que se Mata”, encenação de Daniel Veronese e Marcelo Subiotto e “Um Sopro de Vida”, de Clarice Lispector, encenação de Roberto Bomtempo e Daniel Dias da Silva, dos quais também assina Direcção de Produção.

No cinema, esteve nos premiados “Cine Holliúdy” e “Cine Holliúdy 2” de Halder Gomes, “A Floresta que se move” de Vinícius Coimbra e “Mão na Luva”, de Oduvaldo Vianna Filho, com direção de Roberto Bomtempo e José Joffily. Na televisão, os seus principais trabalhos são: “D.P.A.” de Flávia Lins e Silva; “A Terra Prometida” de Renato Modesto; “Poder Paralelo” de Lauro César Muniz; “Um Só Coração” de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira, “Esperança” de Benedito Ruy Barbosa e “Cravo e a Rosa” de Walcyr Carrasco.

PRÉMIOS

• Prémio de Melhor Actriz – CBTIJ pelo espetáculo “Diário de Pilar na Grécia” – 2018

• Prémio de Melhor Actriz – Botequim Cultural pelo espetáculo “Diário de Pilar na Grécia” – 2018

• Prémio de Melhor Actriz – Festival de Cinema de Natal, FestNatal pelo filme “Mão na Luva” – 2013

• Nomeada ao Prémio de Melhor Actriz – Prémio Quem de Cinema pelo filme “Cine Holliúdy” – 2012

• Nomeada ao Prémio de Melhor Actriz – Prémio Shell de Teatro pelo espetáculo “Tomo suas mãos nas minhas” – 2010

Miriam Freeland estará à conversa com Carlos d’Almeida Ribeiro. Assista a esta partilha de experiências entre artistas ao vivo no Instagram do TIO, no dia 13 de Fevereiro às 21h.